09/06/09

INÍCIO DO ANO SACERDOTAL

No próximo dia 19 de Junho, Dia da Solenidade do Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, começa o Ano Sacerdotal que se prolongará até ao dia 19 de Junho de 2010.

Porque o tempo urgia e não havia possibilidade de trocar impressões com todos os sacerdotes, em diálogo com o Cónego Emanuel que acabo de nomear Vigário Episcopal para o Clero, Vocações e Ministérios, achámos por bem, já que de Roma se pede que nesse dia haja “um acto litúrgico específico e festivo” em cada igreja particular e em cada comunidade, que na nossa Diocese se pedisse a cada sacerdote que:

a) - No Dia do Sagrado Coração de Jesus, Sexta-feira, ao meio-dia, fizesse tocar o sino das igrejas de todas as suas comunidades;

b) - Celebrasse a Eucaristia na matriz de uma delas e fosse lida, nesse dia e no domingo a seguir, a Mensagem - convite do Bispo Diocesano em cada local onde o povo se reúne para rezar;

c) - Sensibilizasse as restantes comunidades de modo a que nos seus lugares de culto seja possível organizar (a exemplo do que acontece no mês de Maio com o Terço) uma oração comunitária, estando assim em comunhão com a Igreja Universal nesta iniciativa de abertura do Ano sacerdotal.

O Santo Padre Bento XVI dará início a este Ano Sacerdotal nesse mesmo dia, em Roma, com a Oração de Vésperas e na presença das sagradas relíquias do Santo Cura d’Ars;

d) - Dinamizasse, com os textos e iniciativas que entretanto irão sendo facultados, a oração por esta intenção nas suas comunidades ao longo deste ano;

e) - Tomasse e desse conhecimento, quando achasse oportuno, do Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre as Indulgências e da Carta do Cardeal Prefeito da Congregação para o Clero que envio em anexo. Seria bom que se fizesse com os cristãos uma certa catequese sobre o que são hoje as Indulgências. Na Web podem encontrar-se os elementos de ajuda.

f) - A partir de agora desse a sua atenção às sugestões e iniciativas que o Cónego Emanuel, Vigário Episcopal, for apresentando para uma melhor vivência pessoal e comunitária do Ano Sacerdotal.

Portalegre, 8 de Junho de 2009.

+Antonino Eugénio Fernandes Dias

Bispo de Portalegre-Castelo Branco

1 comentário:

  1. Necessidade de uma programação de natureza consistente de forma a garantir uma divulgação a tempo das propostas e eficácia nos resultados. Favorecer actividades diversificadas que permitam uma "mostra" evangelizadora no final do Ano Sacerdotal. Trabalhar em proximidade : párocos - párocos, párocos - leigos, leigos-leigos.

    ResponderEliminar